quarta-feira, 17 de junho de 2009

O que é a ABRA?

Photobucket

A Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA) é uma associação sem fins lucrativos que une médicos e leigos na luta pela implantação da educação como parte do tratamento da asma, visando a ampliação das perspectivas de qualidade de vida dos asmáticos.

Como funciona?


A ABRA promove a educação e realiza reuniões mensais abertas ao público, permitindo que as pessoas exponham livremente seus receios com relação à doença e seus medicamentos, ao mesmo tempo em que recebem orientação preventiva e de auto-manejo da asma.

Para que serve a ABRA?

A ABRA nasceu da necessidade de conquistar a adesão do paciente asmático ao seu tratamento e para tentar reverter a alta morbidade ocasionada pela doença. É imperativo que todos os asmáticos tenham acesso a noções básicas da doença, formas de prevenção, tratamento e sejam conscientizados da necessidade de um tratamento contínuo da doença.


Você sabia que...


- A asma é uma doença crônica que acomete pessoas de todas as idades, sendo relatada uma estimativa mundial de 150 milhões de asmáticos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, sua prevalência situa-se em torno de 20% da população.

- Apesar dos grandes progressos da medicina, a asma ainda é uma doença de alto preço, seja sob forma de sofrimento pessoal, seja como custo financeiro, refletindo negativamente não só para os asmáticos, mas para governos, instituições e para a sociedade de maneira geral.

- A asma é uma doença difícil, pois pode se manifestar de forma muito variada, desde crises leves, com sintomas esporádicos, até chegar a condições graves e potencialmente fatais. É uma doença que pode melhorar ou piorar com o passar do tempo, sendo que em alguns casos, pode ficar longo tempo sem se manifestar a ponto dessas pessoas acharem que estão curadas. Em outros, pode desaparecer na adolescência ou até reiniciar quando adultos ou na terceira idade.


- O tratamento da asma é demorado e complexo, envolvendo não apenas o fato de tomar remédios, mas também a modificação de hábitos.


- A verdade é que a asma assusta a ponto de fazer com que seja conhecida por sinônimos para amenizar o impacto, como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”.



“Educar para vencer a asma”

O BRASIL UNIDO NA LUTA CONTRA A ASMA!

Um comentário:

  1. Seria muito interessante se a cada semana tivéssemos um caso sobre asma para lermos no blog.

    ResponderExcluir